"ACEITA?" novo espetáculo com Gisela de Castro

28/09/2017

ACEITA?

Novo espetáculo do grupo uma certa companhia agrega teatro e gastronomia no charmoso espaço Marré de Si

O espetáculo teatral performático foi criado a partir de uma provocação do artista Enrique Diaz à uma certa companhia, a propósito da 3a edição da Mostra Hífen de Pesquisa-Cena, em dezembro de 2016, quando o diretor, dramaturgo e produtor Diogo Liberano (parceiro artístico da companhia e curador da Mostra) convidou o grupo para apresentar um trabalho em construção.
Na programação intitulada “Produção Precária”, dois expoentes da cultura deveriam escrever cartas-convites-provocações para outros dois artistas elaborarem uma cena-resposta. Assim, Grace Passô escreveu para Viniciús Arneiro e Enrique Diaz escreveu para uma certa companhia.
Os artistas deveriam criar em apenas 20 dias uma cena-reposta às cartas recebidas: uma resposta criativa, com palavras, pensamento e cena. Assim nasceu “ACEITA?” - um trabalho inédito, fruto do desdobramento da pesquisa iniciada na resposta-cena à carta de Enrique Diaz.
A encenação acontece em torno de uma mesa provocativa e convidativa ao público, onde os atores perguntam se o espectador aceita vários convites: "Aceita se sentar à mesa conosco?", "Aceita uma água?" e uma sucessão de propostas e convites à reflexão e ao questionamento são propostos. O público é parte fundamental neste acontecimento e divide o protagonismo da performance à medida em que se mescla com o elenco, compartilhando sabores, pensamentos, sorrisos.

Por isso a escolha do local foi crucial: o espaço multicultural Marré de Si oferece a mescla de sensações que a companhia busca. Um espaço que oferece exposições, eventos diversos e encontros interessantes, com a proposta justamente de reunir sabor, arte, cultura e entretenimento.

Chamar o trabalho de performance/espetáculo teatral surge da necessidade de dar um nome ao que se vê. Poderia ser chamado de “acontecimento”. A nomenclatura “performance” dá conta da ideia de um ator em cena, em ação.  A uma certa companhia tem seu trabalho fundamentado em teatro-performance-dança-política, onde o processo é colaborativo e democrático. Há diversas ações simultâneas, vozes e discursos e a ocupação de espaços diferentes, provocando pensamentos e sensações.

Sobre o grupo

uma certa companhia nasceu em 2006 dentro da UFRJ com a peça “Fragmentos de uma gaivota”, baseado na obra do dramaturgo Anton Tchekhov, sob direção de Morena Cattoni, desde então diretora do grupo. Em 2009, Morena dirigiu o romance “Como me tornei estúpido”, do contemporâneo francês Martin Page que ganhou o concurso do Centro de Estudo Artístico Experimental (C.E.A.E.), organizado por Ana Kfouri, no Sesc Tijuca. Em 2010, o grupo monta “Homens gordos de saia” do americano Nicky Silver que ganha o festival de teatro de Caxias, o Circuito Estadual das Artes e realiza temporada em diversos teatros do RJ. Em 2014, já oficialmente batizado como uma certa companhia, realiza “As três irmãs” de Anton Tchekhov, ao ar livre em um jardim, com entrada franca. Este espetáculo reestreia em junho de 2015 e ganha o Edital do Fomento Olímpico em 2016. Em 2015, a companhia estreia “Solos de memória”, a partir do diálogo com a obra da artista plástica Anna Bella Geiger com estreia dentro de sua exposição, no Castelinho do Flamengo, ficando dois meses em cartaz. Em 2016, o espetáculo ganha o Edital do Fomento Olímpico e ocupa o espaço municipal Sérgio Porto, além de estrear em Brasília, na Caixa Cultural. 

"Aceita?" vem para firmar a estética da Companhia.

Ficha Técnica 

Idealização e direção: Morena Cattoni

Atuação: Daniel Chagas, Gisela de Castro, Karla Dalvi, Marcéli Torquato, Marcio Freitas e Natasha Corbelino.

Figurino, ambientação cenográfica e mídias sociais: uma certa companhia

uma certa companhia = Daniel Chagas, Gisela de Castro, Karla Dalvi, Marcéli Torquato, Marcio Freitas, Morena Cattoni e Natasha Corbelino

Serviço

de 01 a 29 de outubro de 2017
sábados e domingos às 12h00 (meio-dia)
tel (21) 3177 0700 
Rua Pedro Américo, 270 / 276 - Catete 
Contatos: contato@marredesi.com.brsolosdememoria@gmail.com
Entrada Franca
https://www.facebook.com/umacertacompanhia/
http://marredesi.com.br/

 

← Voltar