Anna Bella Geiger - Gavetas de Memórias (BSB)

11/05/2016

 

Anna Bella Geiger apresenta a exposição inédita “Gavetas de Memórias” na CAIXA Cultural Brasília a partir de 10 de maio.

Mostra contará com performance teatral do grupo uma certa companhia

 

Anna Bella Geiger é uma das artistas brasileiras mais importantes, tanto pela inquietação que a levou a experimentar diversos meios, quanto pela qualidade de suas obras. Influenciada pelo seu casamento de 60 anos com Pedro Geiger, um importante geógrafo brasileiro, a artista a passou a desenvolver, a partir dos anos 70, um singular trabalho com mapas, pelos quais é conhecida em todo mundo. Esta singularidade estará presente na exposição, “Anna Bella Geiger - Gavetas de Memórias”, que será aberta a partir do dia 10 de maio, terça-feira, às 19h na Galeria Vitrine da CAIXA Cultural Brasília. Acompanha a exposição a performance teatral “Solos de Memórias”, com quatro apresentações entre 11 e 14 de maio, de quarta a sábado, às 19h, com a recém-criada uma certa companhia.  A entrada é franca para os dois eventos.  A exposição “Gavetas de Memórias” foi contemplada no Edital de Ocupação dos espaços da CAIXA Cultural – Patrocínio 2016/2017.

 

Em 2015 a produtora carioca Zucca Produções realizou, no Castelinho do Flamengo, no Rio de Janeiro, um projeto de criação de uma obra inédita de Anna Bella Geiger, juntamente com um vídeo documental, que revela todas as etapas da produção da obra. No vídeo, de 25 minutos de duração e exibido em looping na exposição, são reveladas as ideias e as formas através das quais a artista realiza seu trabalho. Imagens registram os momentos de sua criação: idas às ruas para comprar objetos, preparação dos materiais e o momento da criação da obra - uma gaveta de ferro antiga de arquivo preenchida com cera, que serve de suporte para mapas e outros objetos produzidos por Anna Bella Geiger.

 

AS GAVETAS

 

No final dos anos 70, Anna Bella se dedicou a pensar obsessivamente em geografia, cartografia e mapas, mergulhando nas questões sociais, políticas, ideológicas e tudo que pode significar o mapa-múndi, suas representações e desconstruções. Inspirada nas lembranças de quando seu pai fazia objetos e fôrmas de biscoito, recortando latas de aveia, teve a ideia de como poderia apresentar suas obras. Uma gaveta de arquivo velho à venda em uma loja de antiguidades foi a solução que passa a funcionar como o suporte para seus mapas. Após diversas tentativas e experimentos, chega na cera de abelha derretida, que não só segura os objetos na gaveta, mas permite a criação de texturas, cores, marcas, carimbos e adornos.  A ideia ficou armazenada durante décadas até se concretizar na criação das obras como se apresentam hoje. Segundo a própria artista:

 

“ Desde 1975 fico na busca de soluções para esses mapas-múndi até que em 95 encontro uma gaveta na porta de uma loja, toda enferrujada. Posso dizer que eu andei vinte anos pelo deserto. Passei vinte anos procurando o contêiner ideal para segurar o mundo. Gaveta de que é isso? Gaveta de arquivo? Era uma gaveta que teve uma história. Então é nesta gaveta que eu vou resolver essas camadas de significados, nas quais eu não tenho que explicar nada, e onde vai entrar o mapa com a história dele. ”

 

A EXPOSIÇÃO

 

Além da obra produzida para o vídeo, a exposição “Anna Bella Geiger - Gavetas de Memórias” levará para a CAIXA Cultural outras 11 Gavetas produzidas pela artista ao longo dos últimos 25 anos e ainda seis gravuras com mapas que dialogam com as Gavetas e seus conceitos artísticos.

 A exposição “Anna Bella Geiger - Gavetas de Memórias” revela, então, o modus operandi e as motivações criativas de Anna Bella Geiger, além de passagens de sua singular trajetória como artista, mulher, mãe de quatro filhos e cidadã do mundo, que se mantém contemporânea aos 84 anos de idade.

 

PERFORMACE TEATRAL

 

“Solos de Memória” é uma performance teatral que teve sua estrutura criada a partir da ideia de que cada ator também é autor de sua própria fala. Tendo como inspiração e interlocução a obra de Anna Bella Geiger, a peça partiu da ideia de que a Gaveta é uma gaveta que guarda, que contém um mapa, um mapa de memórias, que pode ser de um, de todos e que igualmente a todos atinge.

 

A estrutura do espetáculo se constrói a partir de um depoimento íntimo, que propõe uma investigação sobre o limite entre o público e o privado. A partir da provocação da idealizadora e diretora do projeto, Morena Cattoni, de que "estar vivo é acumular memórias", os atores Daniel Chagas, Gisela de Castro, Marcéli Torquato e Natasha Corbelino apresentam seus próprios textos no espaço da exposição, de quarta a sábado, de 11 a 14 de maio, às 19h.

 

SOBRE ANNA BELLA

 

Em momentos relevantes da arte contemporânea de nosso país é marcante a presença de Anna Bella Geiger. Na superação dos postulados informais dos anos 1950, na construção figurativa com a sua "fase visceral" dos anos 1960, nos movimentos experimentais da década de 1970, no seu retorno à uma certa pintura nos anos 1980, e na sua obra atual – Anna Bella mostrou-se sempre uma artista autêntica.

 

Com obras registradas em gravura, pintura, desenho, objetos, fotomontagem e videoinstalações, a artista tem obras compondo coleções particulares e de acervos de museus como MoMA (NY), Fogg Collection (Harvard), Centre Georges Pompidou (Paris), Victoria & Albert Museum (Londres), MACBA (Barcelona), Museu Reina Sofia (Madri), Museu de Arte Contemporânea (Niterói), MAM (Rio de Janeiro) e MASP (São Paulo).

                                

 

SOBRE A ZUCCA PRODUÇÕES

 

A Zucca Produções atua no mercado cultural desde 2003. Realiza projetos de teatro, musica, filmes, exposições, festivais, dança, livros de arte, pesquisa, capacitação, sócio-culturais e de patrimônio histórico. Presta serviços de consultoria e assessoria para outras empresas e oferece também cursos relacionados a projetos culturais, que já atingiram mais de 3mil pessoas e continuam sendo oferecidos em diferentes formatos e para diferentes públicos.

 

Atualmente produz os festivais Verão Musical no Castelinho e Levada, os espetáculos Bisa Bia Bisa Bel e Eugênia, desenvolve a série para TV Calma! Tem Explicação!, o projeto Manguinhos Em Cena e atua como Escritório de Negócios da Sala Cecília Meireles.

 

 

SERVIÇO

 

Exposição Anna Bella Geiger - Gavetas de Memórias

Local: Galeria Vitrine | CAIXA Cultural Brasília

Endereço:  SBS Quadra 04 Lotes 3/4 - Edifício Anexo à Matriz da CAIXA

Contato: (61) 3206-9448 / 3206-9449

Abertura:  10 de maio, às 19h

Visitação: 11 de maio a 26 de junho, terça a domingo, das 9h às 21h

Entrada franca

Classificação Livre

 

Solos de Memória

Local: Galeria Vitrine | CAIXA Cultural Brasília

Endereço:  SBS Quadra 04 Lotes 3/4 - Edifício Anexo à Matriz da CAIXA

Contato: (61) 3206-9448 / 3206-9449

Apresentações de 11 a 14 de maio

Horário: 19h, de quarta a sábado

Duração: 80 min

Entrada franca

Classificação 12 anos

 

Assessoria de Imprensa

Território Cultural - Assessoria de Comunicação

Rodrigo Machado

+ 55 61 33494113 (NET) ou 86542569 (Oi)

drigo.machado@gmail.com

← Voltar