NOVAS TURMAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 2017

Confira na nossa agenda!

Aprenda a viabilizar suas ideias com quem tem domínio do mercado!

Há cerca de dez anos, Julio Augusto ministra cursos e oficinas na área de produção cultural.

   

 

Um projeto cultural passa por algumas etapas para se tornar realidade. Seguindo essa lógica de mercado, oferecemos cursos em módulos focados em cada uma dessas fases.

I - FORMATAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS

O curso trata da transformação de uma idéia em um projeto cultural. Para que a idéia de um produto ou evento artístico se concretize, o primeiro passo é ter, em um projeto, a descrição, conteúdo e planejamento do que se quer realizar, o que inclui textos, cronogramas e orçamentos. Esse documento, essencial para que o projeto seja conhecido, lido e avaliado em diversas circunstâncias, é tratado passo a passo neste primeiro módulo dos cursos.

II - LEIS DE INCENTIVO À CULTURA

O mercado cultural brasileiro utiliza hoje as leis de incentivo à cultura como seu principal mecanismo de financiamento. Este modelo já está tão consolidado entre produtores e patrocinadores, que a aprovação do projeto nestas leis é condição fundamental para que o projeto "entre no jogo" e aumente suas chances de conseguir um patrocínio. Um projeto que não pode oferecer os benefícios das leis de incentivo aos patrocinadores tem uma enorme desvantagem na competição por esses recursos.

Este módulo do curso apresenta o funcionamento das leis de incentivo à cultura, tanto do ponto de visto do produtor, que quer inscrever e aprovar seu projeto, como do patrocinador, que irá aportar os recursos e obter os benefícios fiscais. No curso realizado no Rio de Janeiro são apresentadas as leis Rouanet, do Audiovisual, do ICMS-RJ e do ISS-RJ.

III - CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Este módulo apresenta todas as possíveis fontes de recursos, patrocínios e financiamentos de um projeto cultural; as características de cada uma e as dificuldades em obter sucesso nesta empreitada.

A Zucca já realizou, co-produziu, geriu ou participou de mais de 50 projetos culturais, que captaram recursos de quase todos os mecanismos disponíveis no país. Alguns desses casos são apresentados e discutidos durante o curso, especialmente as experiências na captação dos recursos.

IV - GESTÃO DE PROJETOS

No último módulo desta série lógica de desenvolvimento de projetos culturais, são apresentadas as regras comuns para a gestão de projetos em quase todos as leis de incentivo e mecanismos de financiamento que exigem uma prestação de contas. Esta fase vai desde a confirmação do patrocínio até as prestações de contas finais, passando por contratos com patrocinadores, recebimento dos recursos, gestão das verbas, acompanhamento da execução e obrigações do projeto até a elaboração dos relatórios finais para as prestações de contas.

V - MECANISMOS DA ANCINE PARA FINANCIAMENTO DE PROJETOS

O mercado audiovisual brasileiro é regulado pela Agência Nacional do Cinema, que possui diversos mecanismos de apoio e de fomento a projetos. Este curso apresentará estes mecanismos em detalhes, bem como o funcionamento geral da Ancine no que se refere ao relacionamento com os proponentes. Serão abordados os seguintes tópicos da Lei do Audiovisual e outros: Artigo 1o, Artigo 1-A, Artigo 3o , Artigo 3-A, Artigo 39, Fundo setorial do Audiovisual (FSA) e editais de fomento direto.

 

Mais informações: 

(21) 2556-8477
zucca@email.com